Ilse Losa nasceu na Alemanha, em 20 de março de 1913. Frequentou o liceu em Osnabruck e Hildesheim e depois um Instituto comercial em Hannover. A sua qualidade de judia criou-lhe embaraços no seu país, de onde foi forçada a sair. Na Inglaterra teve os primeiros contactos com escolas infantis e com os problemas das crianças. Refugiou-se em Portugal, aqui casou, adquirindo a nacionalidade portuguesa.
A sua já vastíssima obra inclui romances, contos, crónicas, trabalhos pedagógicos e literatura para crianças. Colaborou em diversos jornais e revistas, alemães e portugueses, está representada em várias antologias de autores portugueses e traduziu antologias de obras portuguesas publicadas na Alemanha. Traduziu do alemão alguns dos mais consagrados autores.
Em 1984 recebeu o Grande Prémio Gulbenkian, premiando o conjunto da sua obra para crianças. Alguns dos seus livros estão também publicados na Alemanha e em França. Morreu a 6 de janeiro de 2006 no Porto (com 92 anos). Ilse Losa - 1913-2006 |
O PRÍNCIPE NABO de Ilse Losa
Obra da Educação Literária do 5º ano |
No Reino da Abundância cresceu a princesa Beatriz com bastante fartura, rodeada de luxos tremendos, inúmeras criadas e demasiados vestidos. Estas riquezas exageradas tornaram-na numa mulher arrogante, vaidosa e desbocada, sendo incapaz de amar alguém ou de ser bondosa ou meiga com outra pessoa. Certo dia, vê-se obrigada pelo pai a casar com um príncipe, depois de rejeitar vários pretendentes com desculpas embaraçosas e insultos mordazes. Esse príncipe, o Nabo, é quem lhe vai mostrar o quão vazia é a sua vida, revelando-lhe que, em vez de malícia e birras de menina mimada, deverá cultivar no seu coração a humildade e a candura. E é através do perdão que a princesa descobre a sua verdadeira humanidade.
A obra O Príncipe Nabo é um texto dramático muito interessante e cómico que retrata uma realidade sempre atual. Uma obra imprescindível da consagrada Ilse Losa.
Obra digitalizada - http://eb23sacaduracabral.eu/download/Dino/O%20Principe%20Nabo.pdf
Sem comentários:
Enviar um comentário